DISSEMINA: Convênio é restabelecido com estado, e programa é reativado no município

O município de Jacuizinho teve restabelecido o Programa Dessemina. A restabelecimento do Convênio com o governo do estado deu-se através da assinatura do Convênio nº. 021/2017, entre o estado e o município.

O Secretário Municipal de Agricultura Claudio Vieira, salienta que o convênio tinha se encerrado em dezembro de 2016, e até a presente data o governo do estado não havia sido assinado um novo convênio ou aditivado o antigo. Claudio salienta que foram feitas, pela secretaria e a administração municipal, várias tratativas com a Casa Civi,. Fepago e Secretaria Estadual de Agricultura, todas com a intenção de sensibilizar o estado quanto a importância do Programa Dissemina no município.

Claudio comenta que o município sempre deu sequencia ao atendimento as 62 pessoas beneficiadas pelo programa, mas não podia utilizar o veículo equipado do programa, em virtude dele pertencer ao estado e o Convênio estava vencido. Agora as ações conjuntas de cooperação (município/estado) serão mais desenvolvidas, buscando incrementar a qualidade genética da pecuária da carne e leite, destaca o secretário.

OQUE É O PROGRAMA:

O Programa Dissemina tem como objetivo estimular e fomentar a temática do incremento da qualidade genética, sanitária e nutricional da pecuária de carne e leite do estado do Rio Grande do Sul, a fim de melhorar os índices produtivos e reprodutivos nos sistemas de produção de bovinos. Funciona de forma integrada entre as Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, implementa-se de forma padronizada, agregando-se aos programas municipais existentes e estruturando as ações nos municípios que não possuíam.

O convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação e os Municípios disponibiliza como instrumentos para atendimento aos produtores em regime de comodato, um automóvel utilitário e um botijão criogênico para armazenamento e conservação de sêmen.