Entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida

BENEFICIARIOS E AUTORIDADES MALAGUEZ PREFEITO 02 PREFEITO

Na tarde do dia 23 de dezembro, ocorreu a entrega de dez casas do programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida. O ato foi no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito de Jacuizinho Volmir Pedro Capitanio, do vice-prefeito Paulo Gilmar Schneider, do secretário de Assistência Social Eliseu Tavares de Matos, do presidente do Conselho de Habitação Edegar Malaguez, da assistente social Tiele Brito e da engenheira Magliani Dullius. Também estiveram presentes o presidente da Sicredi Espumoso Deonir Cechele acompanhado do gerente da agência de Jacuizinho Jamir Friguetto e o construtor Fabiano Bertolin.

Em seu discurso o prefeito Volmir parabenizou as dez famílias beneficiadas pela conquista. Lembrou que mais casas serão entregues ainda em sua administração. Destacou que essas ações são reflexo de uma gestão que pensa no crescimento da cidade e no bem de todas as famílias do município. Ao finalizar agradeceu o empenho das pessoas envolvidas no processo de construção das moradias, em especial ao presidente do Conselho de Habitação Edegar Malaguez, responsável por reuniões, acompanhamento e monitoramento das obras com as famílias beneficiadas pelo programa, entre outras tramitações minuciosamente organizadas e conduzidas.

“Todas essas casas são entregues com registro de imóvel no nome dos beneficiados. Esse é um marco em nossa administração”, completou o prefeito.

Depois, foi realizada a entrega das chaves para os beneficiários, seguido de coquetel de encerramento.

O DRAMA DA ESPERA

Um ano e meio. Esse foi o tempo de espera das famílias para entrar na nova casa.

Em julho de 2013, a construtora Novittá, da cidade de Seberi, iniciou o trabalho de construção de seis moradias. No início de novembro do mesmo ano, as obas foram paralisadas por falta de recursos da construtora. Essa situação levou ao rompimento entre a Novittá e a Sicredi que é o gestor financeiro do Programa em Jacuizinho. Em agosto de 2014 a Prefeitura de Jacuizinho e a Sicredi contrataram a Construtora Bertolin para dar continuidade nas casas paradas e iniciar outras seis. Dessas 12, dez foram entregues oficialmente no último dia 23.

O presidente do Conselho de Habitação Edegar Malaguez, responsável pelo andamento das obras, relatou que enquanto os trabalhos estiveram paralisados, as famílias viveram o “drama da espera”, já que “tiveram que desmanchar as moradias em que viviam para que as novas fossem construídas em cima do terreno. Algumas foram morar em galpões e outras precisaram pagar aluguel, o que ocasionou dificuldades para alimentação. Mas graças ao empenho que tivemos, conseguimos tocar as obras e hoje essas famílias recebem as moradias e terão um início de ano bem melhor e mais digno.” Malaguez lembrou que até fim de janeiro mais dez casas serão entregues e outras doze estão sendo pleiteadas junto ao Ministério das Cidades.

Elion Prates da Silva
Assessoria de Imprensa