GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Encontro Regional Reuniu Gestores e Profissionais da Assistência Social

No dia 06 de março, o Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social – COMGEMAS da Associação dos Municípios do Centro Serra – AMCSerra, se reuniu no Município de Sobradinho para reunião ordinária. Na oportunidade estavam presentes gestores municipais e trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de Segredo, Sobradinho, Ibarama, Lagoão, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete, Arroio do Tigre, Estrela Velha, Jacuizinho, Tunas e Cerro Branco.  O município de Jacuizinho, foi representando pela Secretária de Assistência Social Dilene M. Neske, a coordenadora do CRAS Eleide e a gestora do programa Bolsa Família Liamara Resende.

Como pauta do encontro foi debatida, além dos assuntos abordados na reunião do COEGEMAS em Porto Alegre e da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, a diminuição dos repasses para a Política de Assistência Social, através da Portaria 2.362/19 do Ministério da Cidadania, comprometendo a atual rede de serviços prestados à população mais pobre e com direitos violados. Prefeitos e Gestores do AMCSerra estão se mobilizando para atos em defesa do SUAS e da integralidade do cofinaciamento federal.

No Município de Jacuizinho o corte foi de mais de 35% nos recursos para atendimentos das famílias, visitas domiciliares, acompanhamentos, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos e pessoas com deficiência. No primeiro momento, todos os Municípios estão recebendo a parcela Janeiro/2020. Porém, os recursos já entrarão com os cortes.

Pedimos que a população entenda a atitude da equipe, e que se movimente juntamente com as equipes para mudar a situação.