• Home
  • Notícias
  • Plano Municipal de Educação é apresentado durante conferência

Plano Municipal de Educação é apresentado durante conferência

As metas e estratégias previstas para a Educação de Jacuizinho nos próximos dez anos foram apresentadas à comunidade na Conferência de apresentação do Plano Municipal de Educação na segunda-feira, 01, na Câmara de Vereadores. Conforme a “União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)”, Jacuizinho está entre os 2,6% dos municípios do país que concluíram o plano no prazo determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

A construção do Plano Municipal é uma oportunidade ímpar que o Município tem de articular as forças sociais e envolve-las no processo, para que haja comprometimento com a concretização das metas.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e o Conselho Municipal de Educação, juntamente com a Comissão Coordenadora para Elaboração do Plano Municipal de Educação designada pelo Decreto Municipal nº 085/2014, posteriormente alterada a composição da mesma pelo Decreto Municipal nº 008/2015, considerando que a objetividade e habilidade política são requisitos fundamentais para fazer da participação um instrumento enriquecedor e legitimado de processo e do produto criou reuniões para planejar o processo, coordenar as reuniões e debates, reunir as sugestões e redigir os textos a serem submetidos às diversas plenárias. As deliberações foram construídas por consenso e, assim, elaborado o texto final.

Os trabalhos iniciaram em outubro de 2014, com a composição da Comissão e posteriormente reuniões com plenárias temáticas e uma plenária final. As temáticas foram:

– Apresentação informativa de como construir o PME com vídeos do Portal CONVIVA EDUCAÇÃO aos Membros da Comissão Coordenadora para  Elaboração do Plano Municipal de Educação, bem como Leitura da LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014 e das 20 Metas e  Estratégias do Plano Nacional, o qual é referência para a construção do Plano Municipal;

– Estudos para construção do diagnóstico de cada meta;

– Apresentação dos diagnósticos e divisão das metas por Eixos;

– Construção do documento base.

– Apresentação para a Comunidade.

Durante a Conferência, as metas e estratégias foram lidas, conferidas e aprovadas pelo público presente.

A secretária de educação Verônica Costa Carvalho relata que “o Plano Municipal de Educação somente terá êxito com o apoio de todos os entes federados, dos poderes, executivo, legislativo e judiciário, e principalmente se os órgãos responsáveis pela educação realizarem o monitoramento constante das metas e estratégias, e seus respectivos prazos”, disse.

Agora, o documento será encaminhado pelo Prefeito Volmir Capitânio ao Legislativo para aprovação dos vereadores e depois de sancionada a Lei, o Plano Municipal de Educação terá vigência de dez anos. Após a aprovação, o Plano será publicado no site da Prefeitura de Jacuizinho.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support