Programa de Correção do Solo 2014

20141216_121410

Em 2014, o “Programa Estadual de Correção de Acidez do Solo”, foi um dos programas desenvolvidos com êxito pela secretaria de agricultura de Jacuizinho. A etapa do ano passado iniciou em agosto. Os 100 produtores contemplados tiveram gasto de R$622,00 com calcário e análise de solo.

A FEPAGRO – Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária- foi a responsável por apontar as áreas que realmente necessitavam de fertilização. Ao todo 1,5 toneladas de calcário foram distribuídas pelo programa em Jacuizinho.

Conforme o Secretário de Agricultura de Claudio Antunes Vieira “a correção da acidez do solo é um dos fatores principais para altas produtividades”. Ele salientou a importância do monitoramento feito pela Fepagro, responsável técnica pelo programa. “Se nós simplesmente formos distribuir o calcário sem as práticas de manejo de solo, não haveria o resultado esperado”.

A correção da acidez do solo pode gerar um melhor aproveitamento da água pelas plantas. “A maior parte da água que cai sobre a terra é perdida por escoamento superficial, vai direto para o rio”, observa.

A expectativa é de um aumento de pelo menos 25% na produtividade das culturas produtoras de grãos. Os beneficiários da iniciativa são agricultores e pecuaristas familiares. O programa é financiado com recursos dos cofres estaduais e conta com a parceria das prefeituras.

Entre os benefícios da aplicação do calcário na agricultura estão: a elevação do pH do solo; o fornecimento de nutrientes importantes, como cálcio e magnésio; maior eficiência dos adubos; diminuição dos efeitos tóxicos do alumínio; aumento da atividade biológica do solo e  da liberação de nutrientes, pela decomposição da matéria orgânica.

Elion Prates da Silva
Assessoria de Imprensa
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support