Semana da Consciência Negra

IMG_5412 - Copia IMG_5425 - Copia IMG_5427 - Copia IMG_5430 - Copia IMG_5440 - Copia IMG_5445 - Copia

Por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a secretaria de educação de Jacuizinho realizou e apoiou, entre os dias 18 e 20 deste mês, uma série de atividades que fazem alusão à data. O grupo de danças ‘Pérola Negra’, composto por integrantes da comunidade Quilombolas do Município, esteve se apresentando para alunos das escolas municipais e estadual. Foram expostos trabalhos e oficinas dos projetos e cultura ‘Afro brasileira e africana’ que são desenvolvidos desde 2013 juntamente com o CRAS.

A secretária de Educação Verônica Costa Carvalho destaca que “o Dia Nacional da Consciência Negra é uma data para reflexão, discussão e para comemorar a presença negra na nossa sociedade e sua grande participação na constituição do nosso país”, declara. Ela lembra que “o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana e que Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio”, finaliza.

Consagrado como data de sensibilização nacional para conquista de direitos e de valorização da história e cultura da população negra, o 20 de Novembro foi instituído em 2011, pela Lei 12.519, e é celebrado em todo o país. A data lembra o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1695. A República de Palmares é um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, constataram a data da execução de Zumbi e iniciaram uma série de comemorações anuais, elevando-a como data de referência negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial incorporou a data como celebração nacional e tornou Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support