AÇÕES: Secretaria divulga metas e ações no combate a crise

• A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacuizinho vem realizando seus atendimentos em forma de escala de revezamento de funcionários, e também por telefone. Os atendimentos de atualização cadastral e bolsa família são prestados aos casos urgentes. Estamos ainda, auxiliando as pessoas ao acesso e cadastramento para recebimento do Auxílio Emergencial do Governo Federal.
  • A secretaria da Assistência Social, Dilene Neske, trouxe novas informações sobre os atendimentos que estão sendo realizados na Assistência e CRAS. Considerando a pandemia do CORONAVIRUS – Covid 19 e a estiagem, a secretaria está realizando vários planos e ações na assistência social e CRAS.
  • O horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 07h30 às 13h30 horas. Conforme decreto estadual e municipal, sempre observando rigorosamente as medidas excepcionais previstas no decreto.
  • Esta sendo realizada uma escala de revezamento de funcionários,  onde eu estou todos os dias acompanhando o trabalho é atendimentos dos nossos vulneráveis.
  • Em relação ao Auxílio Emergencial, instituído pela Lei Nº. 13.982 de 2020  o respectivo auxílio será pago para os trabalhadores.
  • Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e Bolsa família ser a depositado o valor na conta. Os demais trabalhadores deveram instalar o site e preencher , caso não conseguir deve se direcionar ao banco.
  • Site hppts://auxilio.caixa.gov.br/#inicio
  • Nós quando solicitados pessoas que vem até a assistência, prestamos ajuda, podemos somente auxiliar. Não sendo necessariamente  uma obrigação, lembra a secretária Dilene Neske. “As pessoas com necessidades alimentares estão sendo atendidas e acompanhadas pela Assistência Social  e CRAS”, conclui a secretária.
  • A assistência social está realizando trabalho em conjunto com a secretaria da Agricultura, a secretaria da Saúde e EMATER, para atender e providenciar melhorias nas Fontes Naturais de Água,  beneficiando muitas famílias, neste período de estiagem.
  • A assistência social, secretaria de Saúde e de Defesa Civil realizaram levantamento da estiagem, e está semana  recebemos a boa notícia que a Defesa Civil estará  repassando, cesta básica e caixa de Água para ser distribuída as pessoas q já estão cadastradas.
  • Estamos realizando mais dois projetos que estão ajudando na prevenção do Coronavirus, estes  contam com ajuda e apoio de voluntários  e serão distribuídos as famílias vulneráveis do município.
  • >>> Kit higiene: Onde confeccionamos sabão Barra e líquido.
  • Máscara faciais de tecido. Confeccionada nas casas das voluntárias, todas as máscaras serão esterilizadas pela secretaria d saúde.
  • Este momento pode ser de Pandemia, de crise e estiagem, mas o nosso trabalho é  prazeroso, quando conseguimos atender o nossos usuários proporcionando através dos programas e projetos uma vida mais digna a estas pessoas.
  • Todo este atos sai de pleno conhecimento do Promotor de Justiça de Salto do Jacuí e as ocorrências que contrariarem as regras da vigilância sanitária tendentes a prejudicar a comunidade e ao trabalho, será levada expressamente ao conhecimento do Ministério Público.