• Home
  • Notícias
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL: Secretaria relata resumo das atividades do setor.

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Secretaria relata resumo das atividades do setor.

      A Secretaria Municipal de Assistência Social e, primeira dama do município, Dilene Neske, fez um relato das atividades prestadas na secretaria durante seu período de gestão. A nota da secretária segue abaixo.

“Todos os dias são páginas em branco prontas para serem preenchidas com felicidade e dedicação ao trabalho realizado. Agradeço a Deus as pessoas que passaram em minha vida nestes seis anos que estive como Primeira Dama e Secretaria da Assistência Social e CRAS por compartilhar suas vidas, alegrias e preocupações.

Foi maravilhoso estar com vocês. Dou graças pela nossa convivência diária. Com apoio da minha equipe de funcionários da Assistência Social e CRAS e os oficineiros desenvolvemos da melhor maneira o nosso trabalho.

Deixei muitos projetos novos sem realizar, devido ter sido um ano atípico, com seca e Pandemia. Mas nunca paramos, só adaptamos e criamos outras formas, sempre priorizando o nosso público.

Esta semana tirei para Agradecer a Deus!!

E organizar a passagem da secretaria para a nova administração. Desenvolvemos muitos projetos, oficinas que geraram renda familiar, contribuição social e cultural. Levamos o nome e a história do município para vários lugares distante, como: palestras em seminários, apresentações artísticas e culturais.

Hoje a secretaria se encontra muito bem equipada, com:

Micro-ônibus com acesso à pessoas especiais (cadeirantes), este veio para melhorar o transporte de idosos e crianças (recurso do MDS) para facilitar o deslocamento na cidade e em outras regiões nos bailes e passeios.

Carro modelo gol e equipamentos (recurso do MDS) para contribuir e facilitar o trabalho do CRAS, nas entregas de cestas básicas, visitações e atendimentos domiciliares junto das famílias assistidas pelo CRAS.

Uma camioneta modelo toro (recurso MDS), que muito facilitou nosso trabalho na Assistência Social. Todos equipamentos da banda municipal, onde o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores para dar continuidade em todas as administrações futuras de Jacuizinho. Acredito que a música faz muito bem aos ouvidos, tendo um poder cognitivo muito eficaz, que contribui na aprendizagem e concentração do ser humano. A Banda Municipal Marta, foi um dos meus projetos mais importantes, pois como Psicopedagoga sei dos benefícios da música, assegurando o ensino de qualidade e o desenvolvimento do ser humano como um todo. Projeto Voluntário Além das Mãos, que superou as expectativas e os atendimentos das pessoas que passaram por dores do corpo e da alma e buscaram alívio, com discrição. GRATIDÃO!!

Projeto da Campanha do Agasalho Itinerante de todas as estações e todos os anos aquecendo corações. Sempre ao ar livre e para todos que dela precisaram. Quero agradecer a todos que fizeram doações de roupas, principalmente aos meus amigos comerciantes da cidade de Salto do Jacuí, que sempre doaram muitas peças de roupas. Temos muitas roupas para ser doadas por vários anos ainda. GRATIDÃO!!

Projeto Voluntário de Confecção de Máscaras e Sabão caseiro, confeccionamos muitas máscaras, para a prevenção da pandemia. Foram distribuídos kit de higiene sempre ressaltando a importância de realizar higienização e evitar aglomerações de pessoas, mantendo a segurança da população.

Projeto Pelotão Mirim e Juvenil – Educar Também é prevenir, trabalhando a disciplina e a família com todas as crianças e principalmente às especiais.

Projeto Vida Saudável – Quilombolas, parceria com Saúde e EMATER

Projeto Criando Laços – para nossas crianças.

Projeto Laços com o Futuro – Adolescentes.

Grupo Tradicionalista crianças e jovens voltados para nossa tradição.

Grupo Pérola Negra, tão atuante, fizemos tantas apresentações em universidades, o único grupo do Estado convidado para participar de apresentações, devido à valorização das mulheres, crianças, idosas e quilombolas, onde causaram lágrimas que rolaram nos rostos de quem estava assistindo.

Deixo um agradecimento todo especial aos deputados e ministros de vários partidos que souberam ouvir e entender meus projetos, e perceberam necessidades do município de Jacuizinho. Ministro da época Ronaldo Nogueira e Osmar Terras e Deputado da bancada gaúcha Giovani Cherini.

Graças a Deus e as pessoas certas do governo, tornaram possível melhorar ainda mais meu trabalho com todas as emendas que recebi. Também quero agradecer à Câmara de Vereadores pela aprovação do projeto Banda Municipal.

Recebi da emenda vários outros materiais como: Batedeira industrial para facilitar as oficinas de panificação e geração de renda.

Equipamentos mobiliários para o CRAS, armários, balcões, bancada, biombo triplo, mesas, cama elástica para atividades físicas das crianças, TV 40 polegadas e suporte amplificador, aparelho de ar condicionado, aparelho DVD, caixa acústica,  microfone s/fio duplo e lapela, Cajon, cavaquinho, contra baixo , flautas doce germânica, flautas doce Pífaro, guitarra elétrica pandeiros, reco-reco , surdo gope, tamborim, kit teclado, triângulos , violas caipira, suporte para partitura, bebedouro elétrico , forno a gás, geladeira 2 portas frostfree 573lt, liquidificador, câmera fotográfica, tela de projeção, berimbau profissionais, tarô ,trombone de vara e pistão.

Média de 73 equipamentos e instrumentos adquiridos com emendas para facilitar o bom andamento dos programas.

Registrei a Construção do CRAS, no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses – SICONV- muito em breve teremos uma construção do Prédio CRAS, para melhor receber nossos usuários.

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de Jacuizinho sempre foi responsável pela organização e oferta dos serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social do município.

Dentre as atividades já citadas, temos outras que são de grandes importâncias realizadas no CRAS:

Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que atende 16 comunidades. Com uma média de 200 a 250 famílias acompanhadas, juntamente com atendimento individual.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV tais atendimentos são realizados em grupo e as atividades ofertadas são principalmente de cunho artístico, cultural, de lazer e esportivas, tudo planejado previamente.

Neste ano, com a Pandemia Covid-19, tivemos que usar a mídia e entregar e recolher as atividades e materiais em casa, tudo para assegurar a saúde e o bem-estar de todas as pessoas.”

Os participantes são divididos:

. Crianças até seis anos

. Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

. Adolescentes de 15 a 17 anos

. Jovens de 18 a 29 anos

. Adulto de 30 a 59 anos

. Pessoas idosas.

. Pessoas especiais.

Ainda dentre dos trabalhos realizados no CRAS destaca os Benefícios Eventuais. O município oferece benefícios eventuais para famílias com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo, conforme LOAS :

. Auxílio funeral

. Auxilio Natalidade

. Em situação de vulnerabilidade temporária (Alimentação)

. Em situação de calamidade pública.

Além de todo esse trabalho elencado anteriormente, nosso trabalho sempre que possível foi realizado de forma Inter-setorial, com parceria de outras áreas, dentre elas: Educação, Saúde, EMATER, Administração, Brigada, Conselho Municipal e a Rede Municipal.

Quero agradecer todos que passaram pela Assistência Social e CRAS, a todos os funcionários, oficineiros e demais secretários que estiveram de alguma forma ou outra nos ajudando e participando de nossas ações e eventos.

Agradeço ao Prefeito Volmir P. Capitanio, por participar ativamente das campanhas e atividades realizadas nesta secretaria.

Agradeço a Brigada Militar pelo apoio nas organizações dos eventos.

Um agradecimento especial ao nosso Promotor Eduardo, que sempre nos orientou da melhor forma às ações de prevenção durante a Pandemia.

Agradeço à mídia escrita e falada que de uma forma ou outra contribuíram com nosso trabalho.

Agradeço minha família, aos meus filhos por entenderem minha ausência.

Agradeço a todos os munícipes por terem depositado confiança em mim e levo comigo muito conhecimento adquirido neste tempo de convivência.

GRATIDÃO!!

DILENE M. NESKE

Primeira Dama e Secretária da Assistência Social e CRAS.

A partir de 2021, estarei como psicopedagoga nas Escolas Municipais atendendo nossas crianças, pais, professores e direção da escola.

Amo esta profissão!!!


Fotos: Banco de dados da secretaria


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support