CHUVAS: Prefeito busca ajuda para enfrentar danos no município

• O Prefeito Municipal Volmir Pedro Capitaneo, buscou ajuda do Estado e da União para resolver os estragos provocados pela chuva no município de Jacuizinho. Para a solução ao problema, o prefeito se reuniu na ultima segunda-feira, dia 05, com a direção da Faumrs.
  • Durante a reunião de emergência, que aconteceu na sede da entidade e contou com a presença de cerca de 200 prefeitos, o prefeito relatou, juntamente com os demais prefeitos as dificuldade em homologar os decretos de situação de emergência e reclamaram da burocracia estadual e federal para a liberação de auxílio às cidades afetadas.
  • Estiveram presentes no evento o secretário de Transportes do RS, Pedro Westphalen, o secretário de Agricultura do RS, Ernani Polo, o secretário ajunto de Desenvolvimento Rural do RS, Iberê Orsi, o chefe da Defesa Civil do RS, Alexandre Martins, o representante do Ministério da Integração Nacional na Região Sul, Alexandre Kapper; o deputado federal Covatti Filho e a deputada estadual Zilá Breitenbach.
  • Uma pesquisa realizada pela Famurs apontou que os municípios gaúchos estimam em R$ 117 milhões os prejuízos causados pelos estragos da chuva, prejuízos altos também alcançados em Jacuizinho, que teve varias estradas e pontes danificadas, sem contar com prejuízos na economia.
  • Na média, o prejuízo foi de R$ 511 mil por município. O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 2 de junho e contou com 459 respostas.
    Solicitações na reunião:
  • – Prioridade no pagamento das emendas parlamentares aos municípios em situação de emergência;
  • – Liberação de recursos do FGTS, do Bolsa Família e do cartão reforma;
  • – Alocação de recursos para recuperação de pontes boeiros e pontilhões;
  • – Abertura de uma linha de crédito a juros de 4% ao ano.
  • – Prioridade no pagamento dos recursos em atraso da saúde aos municípios atingidos pela chuva;
  • – Convênio com as prefeituras para a compra de diesel;
  • – Recuperação de rodovias estaduais danificadas pelas enxurradas;
  • – Cedência de maquinário para melhorias de estradas vicinais com intuito de viabilizar o transporte escolar e escoamento da produção;
  • – Intensificar ações de assistência básica: doação de cestas básicas, água, kits de higiene pessoal, material de limpeza, colchões e telhas;
  • – Apoio do Governo do Estado para liberação de recursos federais aos municípios.
  • Na próxima terça-feira (13/6), às 16h, em Brasília, haverá uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Hélder para que a pauta da reunião ganhe apoio e ações do governo federal.