Prefeito apoia agricultores que não querem o emplacamento de máquinas agrícolas

O prefeito de Jacuizinho Volmir Pedro Capitanio participou de protesto nesta quinta-feira, 11. O ato ocorreu no trevo de acesso a Salto do Jacuí, e reuniu produtores rurais que são contra o emplacamento de máquinas agrícolas. Capitanio permaneceu no local durante toda a ação, das 10h às 14h, e manifestou seu apoio aos produtores, uma vez que também faz parte desta categoria.

– “Não podemos deixar de nos manifestar a uma lei como esta, que vai onerar agricultores que talvez não tenham nem condições de se manter na propriedade e estão sendo obrigados a pagar um imposto que é injusto. É um imposto que não cabe às máquinas agrícolas”, disse o Prefeito.

Outro ponto destacado por ele é o fato da lei onerar a atividade rural. “O imposto a ser pago é de 3% sobre o valor da máquina, então temos tratores de R$ 500 mil, R$ 1 milhão, o que praticamente inviabiliza o trabalho diante da alta carga tributária que já temos”, completou.

A lei do emplacamento de veículos rurais prevê pagamento de taxa de licenciamento, documentos obrigatórios e placas. Uma das alternativas que surge na tentativa de modificar a legislação é uma emenda que propõe o registro dos equipamentos sem a cobrança do licenciamento. Porém, esta matéria deverá ser votada somente em fevereiro do ano que vem.

Elion Prates da Silva
Assessoria de Imprensa