1º SEMINÁRIO NACIONAL DAS PICS: Secretária e 1ª Dama Dilene Neske Ministra Palestra No Evento.

A 1ª Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Dilene Neske, ministrou palestra no 1º Seminário Nacional das Práticas Integrativas e Complementares Aplicadas na Saúde e no Bem Estar Animal (PICS), realizado no dia 30 de novembro na capital do estado.

Dilene palestrou no evento a convite da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas em Saúde do Congresso Nacional, presidida pelo Dep. Federal Giovani Cherini. Na palestra, a 1ª Dama palestrou sobre benzimento em animais, prática esta inserida dentro das PICS.

No relato, ao público presenteformado do mais de 600 pessoas, Dilene fez um resgate da importância do benzimento na história, que está fundamentada dentro das religiões católica, espírita e africana, relembrado que o benzimento vem sendo realizado desde o início do mundo. Na religião católica, Jesus disse aos 12 apóstolos que eles deveriam curar todas as doenças e enfermidades.

“Meu objetivo, é resgatar a tradição do benzimento e difundir estas práticas para mantê-la viva. Este projeto “Além das Mãos”,  é voltado à prevenção e promoção da saúde,  e o Benzimento  junto com as demais terapias como:  reike, cristais, refleterapia, barras de acsse, meditação e yoga.

Indo ao encontro da história, Dilene relatou que as Benzedeiras têm representado um papel muito importante na sociedade e, apesar do avanço da medicina, nota-se que as práticas de benzimento não caíram na invisibilidade, em Jacuizinho encontra-se um número grande de Benzedeiras.

Em 2020, Dilene destaca que pretende realizar um cadastramento das Benzedeiras e assim realizar seminários para resgate da cultura e tradição, assim contribuir para a medicina popular.

Dilene agradeceu a várias pessoas que contribuíram  muito para o resgate dos Benzimentos, entre elas: Ana Eli Costa da Costa, seu Amado, Terezinha Beatriz Oliveira de Matos e Alípio Fiuza Gonçalves, destacando o carinho e apreço por todos. “A gratidão ao senhor Roberto Tech, coordenador do evento e ao deputado Federal Geovane Cherini, que esta presidindo a Frente Parlamentar das Práticas Integrativas em Saúde do Congresso Nacional e assim se preocupando em levar as PICS para todos os município do Brasil”, comentou por último a 1ª Dama e Secretaria de Assistência Social, Dilene Neske.