37º CONGRESSO DE MUNICÍPIOS GAÚCHOS: Prefeito pede união estadual em busca de recursos

O prefeito Volmir Capitanio, participou do 37ª Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul realizado na última quarta-feira, dia 05, na capital do estado. Com o tema “Mais Brasil, menos Brasília”, a edição deste ano abordou a defesa por mais autonomia das cidades e de uma maior transferência de recursos da União para as prefeituras, com o intuito de tornar a gestão pública local mais eficaz.

Com uma plateia de 500 gestores, o evento ainda marca a posse da nova diretoria da Federação. O presidente da Famurs, Luciano Pinto, agradeceu a presença dos prefeitos e citou conquistas de sua gestão à frente da entidade – como os recursos da repatriação e a venda da folha. Mostrou que a crise não pode impedir o planejamento do futuro. “Mesmo em momentos de dificuldade, um gestor deve sempre olhar para frente. É preciso planejar para deixar um legado”, destacou.

O subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Paulo Sérgio Câmara, afirmou que o Governo Federal está empenhado em auxiliar os municípios. “Cada vez mais, vejo prefeituras com dificuldades. E compete a nós, gestores no âmbito federal, apoiá-las”. O vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, destacou a relevância do encontro promovido pela Famurs. “Estamos em um dos fóruns mais importantes para definir qual Estado queremos”, ressaltou.

Volmir ressaltou que o encontro é uma foram de debater sobre como melhorar a vida nos municípios, “hoje Jacuizinho vem sofrendo com a queda de arrecadação” e só com o esforço dos gestores será possível concretizar obras e benfeitorias na cidade, ressaltando que a soma de esforços com os demais gestores municipais é uma forma de conseguir as demandas.

Fotos divulgação: