6ª Conferência Municipal de Assistência Social

A comunidade de Jacuizinho e demais autoridades das secretarias da Saúde, Administração, CRAS e Assistência Social se reuniram junto a Câmara de Vereadores, na tarde de terça-feira, 11, para participar da 6ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e secretaria de Assistência Social, teve como tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos” e foi ministrado pela Coordenadora da Proteção Social Básica do Estado e representante da Secretaria de Assistência Social do Estado, Ana Maria Almeida Duarte, também Analista em Políticas Públicas e Assistente Social.

Ana ressaltou que o evento participativo foi o momento do município parar e analisar de que forma está sendo feita a política de Assistência Social local, através dos serviços que são realizados no CRAS, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, tanto para crianças, quanto pessoas idosas, do PAIF que é um trabalho social com a família, o acompanhamento das famílias que hoje estão no Cadastro Único, recebem o Bolsa Família, a questão da violação dos direitos e da violência.

A Coordenadora ainda ressaltou: “Viemos de um período pandêmico, onde também os recursos não vieram de forma contínua aos municípios e eles acabaram arcando com a maior parte da execução financeira desses serviços com recursos próprios. E a política é co-financiada pela união-estados e municípios. Então, de que forma está sendo feito isso? Esta foi uma oportunidade de paramos e analisarmos o SUAS que temos e o que queremos”.

Na oportunidade, estiveram presentes o Prefeito Diniz José Fernandes, secretários, gestores e os trabalhadores do SUAS – que executam a política de Assistência Social municipal, membros do Conselho e da secretaria Municipal de Assistência Social, que tem o papel de qualificar a política pública junto a gestão, equipe do CRAS, Emater e demais funcionários públicos e comunidade em geral.