86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

O Fogo Simbólico da Pátria foi recebido por autoridades, servidores municipais e alunos da EMEF Leonel De Moura Brizola, na manhã desta terça-feira, dia 22 de agosto, em cerimônia realizada em frente à Prefeitura de Jacuizinho.

A Chama foi trazida pela Liga de Defesa Nacional, que percorre cidades gaúchas pela 86ª vez e na oportunidade, houve o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional.

O Vice-Prefeito, Aroldo Schmitt De Moraes, representou a Administração Municipal e recebeu a Chama do integrante da Liga de Defesa Nacional, Paulo Ricardo Pereira, comandante do Eixo Centro Norte, Legendário do Terceiro Regimento de Cavalaria de Guardas.

A história da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria aconteceu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e deveria realizar uma peregrinação cívica. A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada pelo poeta Olavo Bilac, juntou-se aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que ocorreu pela primeira vez em 1938, em um percurso de 26 km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

Em Jacuizinho, a programação da Semana da Pátria inicia no dia 01 de setembro com o II Mostra Municipal de Canto Estudantil e baile com o Grupo Só Alegria.  As comemorações da Pátria têm como tema nacional “O Centenário de falecimento de Rui Barbosa de Oliveira – o Águia de Haia” e como tema municipal “Ética, Civismo e Cidadania”.