• Home
  • Notícias
  • Aluno de Jacuizinho é finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa

Aluno de Jacuizinho é finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa

 

 

 

 

 

O aluno José Augusto Somavilla, 16 anos, filho de Maria Noeci Somavilla e José Somavilla, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus, está entre os finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa, evento que contou, em 2016, com a participação de mais de cinco milhões de alunos das cinco regiões brasileiras.

José Augusto, acompanhado pela professora Gisele da Rocha, orientadora no processo de escrita do Artigo de Opinião “A semente do ouro”, esteve na cidade de São Paulo do dia 25 a 28 de outubro, período no qual participou de oficinas de argumentação e de um grande debate transmitido nacionalmente sobre a questão: “as ações afirmativas são políticas adequadas e eficientes na garantia do acesso à universidade?”. Após essa etapa, o aluno escreveu, sendo observado pela equipe organizadora do evento, outro artigo, o qual intitulou “Jogo de interesses”, analisando criticamente os aspectos abordados durante os debates.

Durante a cerimônia de premiação, mestra e aprendiz fizeram questão de exibir as bandeiras da escola e também do município, como forma de valorizar todos os que fizeram parte do processo. Eles destacam que este foi o resultado de uma grande ação coletiva, pois o gênero textual em pauta foi trabalhado em sala de aula e todos os alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio produziram bons textos.

Nos dias 12 e 13 de dezembro o aluno, sua mãe, a professora orientadora e a diretora da EEEM Menino Jesus irão a Brasília, onde participarão da cerimônia final. Antes disso, de 22 a 25 de novembro, a aluna Ana Heloisa Buche Gonçalves também concorrerá, em Salvador, a uma vaga na final na categoria Poema.

Jacuizinho tem obtido grandes resultados na Olimpíada que tem como tema “O lugar onde vivo”. Na 2ª edição do evento, o aluno Jander Bras de Campos chegou à semifinal na categoria Memória Literária, em Minas Gerais, com a professora Jéssica Morales Gonçalves. Na 4ª edição, em 2014, a aluna Allana Camargo Pierezan também chegou à semifinal desta categoria, em Alagoas, com a professora Gisele. Isso mostra que o município tem se destacado no cenário educacional nacional e que, mesmo sendo pequeno, tem grandes histórias a serem contadas.

Texto: Gisa Rocha

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support