LEVANTAMENTO AGROPECUÁRIO: Técnico do IBGE apresenta programa a prefeitura

O prefeito municipal Volmir  Capitaneo esteve reunido na manhã de quinta-feira, dia 20, com o técnico do IBGE Valdir Jose Froner do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para discutir as ações do 10º Censo Agropecuário, que terá inicio em outubro deste ano no município de Jacuizinho.

As operações terão duração de cinco meses, e serão realizadas visitas em estabelecimentos agropecuários na área urbana de Jacuizinho, totalizando os cerca de 33 mil hectares pertencentes a cidade.

Nas ocasião, segundo o IBGE, três técnicos recenseadores levantarão informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

A coleta do Censo Agropecuário, prevista para cerca de 90 dias, foi ampliada para cinco meses.

A redução do orçamento tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido. A ação visa dar mais agilidade à coleta de dados, permitindo que em média três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores a cada dia. Essa simplificação foi levada ao conhecimento da sociedade, dando origem a novas demandas, que foram incorporadas ao questionário.

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias.

A ação permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

Secretários Municipais, membros de equipe de governo e a Vereadora Carla Maria Bugs, presidente da Câmara Municipal, participaram da reunião. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito.