Comitiva participa de assembléia regional da Consulta Popular

Na segunda-feira, 03, ocorreu a assembleia geral do Conselho Regional de Desenvolvimento -Corede Botucaraí- para decidir as prioridades da cédula de votação da Consulta Popular 2015/2016. Jacuizinho esteve representado pelo secretário de agricultura Claudio Antunes Viera, pela responsável na defesa das demandas do Município Pabla Monique Pereira e por membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento-COMUDE.

No encontro realizado no campus da UPF em Soledade, a comitiva de Jacuizinho apresentou três projetos. Na área da agricultura o incentivo é no programa de correção de solo. Ainda estão sendo elaboradas ações para educação e saúde.

O Governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (3) a realização da Consulta Popular 2015-2016. O calendário, sob responsabilidade da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan), prevê a realização da votação em 19 de agosto.

Considerando a atual situação financeira do Estado e alinhado com a política do governador José Ivo Sartori de disponibilizar o que efetivamente pode ser gasto, serão destinados R$ 60 milhões para o processo no qual a população pode escolher as prioridades de investimentos em sua região para o próximo ano. Os recursos serão aplicados nas áreas da educação, saúde, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia, agricultura e pecuária, e desenvolvimento rural e cooperativismo.

As demandas eleitas pela população serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, a ser encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa até o dia 15 de setembro.