• Home
  • Notícias
  • CRAS promoveu cursos de Eletricista Rural e Instalação de Motores Elétricos

CRAS promoveu cursos de Eletricista Rural e Instalação de Motores Elétricos

Ministrados pelo SENAR e, também, promovidos pelo Sindicato Rural de Salto do Jacuí, os cursos tem ênfase no aprendizado de técnicas de instalações elétricas.

 

No mês de novembro, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o CRAS de Jacuizinho e o Sindicato Rural de Salto do Jacuí ministrou os cursos de Eletricista Rural (dias 4, 7 e 8) e Instalação de Motores Elétricos, nos dias 18, 21 e 22 – com o instrutor Moisés Corrêa.

O treinamento prático sobre a Instalação de Motores Elétricos, com a prática do curso de Eletricista Rural, foi acompanhado durante esta terça-feira, 11, junto a obra residencial de Elizandro Schneider, localizada no município de Jacuizinho.

O grupo participante aprendeu sobre o processo de instalação elétrica interna de residência, fiação, disjuntores e aterramentos, mas principalmente, como evitar a morte por choque elétrico e técnicas para a diminuição do valor da conta de luz.

Também, treinou-se a instalação de dispositivos protetivos como disjuntores para evitar um incêndio e a queima dos equipamentos, o IDR que evita a morte por choque – tanto de pessoas como de animais e o aterramento bem projetado contra raios.

A Diretora do CRAS, Jane Kremer, salientou que o curso está cumprindo os procedimentos técnicos da NBR 5410 e que vai além de uma oportunidade de aprendizagem, podendo se tornar uma iniciativa importante na geração de empregos no município.

 Segundo Moisés, a profissão de eletricista é uma das que apresenta o maior salário do mundo: “É, sem dúvidas, uma grande chance de trabalho para os participantes e é importante destacar que obras com instalações feitas dentro das normas garantem uma conta de energia elétrica entre 20 a 50% mais baixa do que a feita por amadores, a eliminação do risco de incêndios no prédio, alta durabilidade das máquinas elétricas, entre outros benefícios”.

 Cursos foram concluídos com treinamento prático em residência.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support