EMEF Roberto Textor forma alunos no projeto “Educar e Prevenir nas Escolas”
O projeto “Educar e Prevenir nas Escolas” iniciou em agosto e foi desenvolvido com alunos – desde a creche até o 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Textor, da localidade de Serra dos Engenhos – sendo os alunos do 5º ano, preparados com mais intensidade sobre os vários temas.
A cerimonia de término das atividades aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, com a formatura e entrega de certificados, junto ao auditório da escola.
Na escola Leonel De Moura Brizola também foram realizados diversos encontros com alunos do 5º ao 9º ano. Participaram ainda, a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário (3º e 4ºano) e a Escola Estadual Menino Deus com o 1º, 2º e 3º ano.
As ações foram orientações sobre questões que envolvem o contexto escolar como a violência, prevenção ao uso de drogas, prevenção ao suicídio, preconceitos, sexualidade, bullying e cyberbullying.
O Sargento Telmo Fabrício Bonucielli De Souza, da Brigada Militar de Salto do Jacuí acompanhou o projeto e apresentou imagens dos trabalhos desenvolvidos, fazendo alertas: “A gente vê muito a questão da violência dentro das escolas, o período de Covid deixou esses reflexos e os professores estão absorvendo e tendo que lidar com isso, que também é um reflexo da nossa sociedade, da rede social e da própria família. É necessária a consciência de que tudo na nossa vida tem consequências, temos que saber fazer as nossas escolhas”.
Sobre a abordagem dos temas, a Diretora Mara Vaz Textor relatou que foram realizadas brincadeiras, jogos, palestras, vídeos de prevenção, confecção de maquetes e ressaltou o valor desse trabalho: “Esse suporte foi fundamental para a equipe escolar, pois enfrentamos muitas dificuldades com essa nova realidade pós-pandemia, muitas situações que foram trabalhadas no projeto, são situações que vivenciamos aqui e estamos sempre em busca da melhor solução”.
O Prefeito Diniz José Fernandes foi uma das autoridades presentes e elogiou as atividades desenvolvidas, reforçando a importância dessa soma de esforços pela educação de qualidade e de projetos como o “Educar e Prevenir nas Escolas”.
O projeto foi uma parceria entre a Administração Municipal, Conselho Tutelar e escola e já se prevê a sua continuidade no próximo ano, com algumas adaptações.