• Home
  • Notícias
  • EMEF Roberto Textor forma alunos no projeto “Educar e Prevenir nas Escolas”

EMEF Roberto Textor forma alunos no projeto “Educar e Prevenir nas Escolas”

O projeto “Educar e Prevenir nas Escolas” iniciou em agosto e foi desenvolvido com alunos – desde a creche até o 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Textor, da localidade de Serra dos Engenhos – sendo os alunos do 5º ano, preparados com mais intensidade sobre os vários temas.

A cerimonia de término das atividades aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, com a formatura e entrega de certificados, junto ao auditório da escola.

Na escola Leonel De Moura Brizola também foram realizados diversos encontros com alunos do 5º ao 9º ano. Participaram ainda, a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário (3º e 4ºano) e a Escola Estadual Menino Deus com o 1º, 2º e 3º ano.

As ações foram orientações sobre questões que envolvem o contexto escolar como a violência, prevenção ao uso de drogas, prevenção ao suicídio, preconceitos, sexualidade, bullying e cyberbullying.

O Sargento Telmo Fabrício Bonucielli De Souza, da Brigada Militar de Salto do Jacuí acompanhou o projeto e apresentou imagens dos trabalhos desenvolvidos, fazendo alertas: “A gente vê muito a questão da violência dentro das escolas, o período de Covid deixou esses reflexos e os professores estão absorvendo e tendo que lidar com isso, que também é um reflexo da nossa sociedade, da rede social e da própria família. É necessária a consciência de que tudo na nossa vida tem consequências, temos que saber fazer as nossas escolhas”.

Sobre a abordagem dos temas, a Diretora Mara Vaz Textor relatou que foram realizadas brincadeiras, jogos, palestras, vídeos de prevenção, confecção de maquetes e ressaltou o valor desse trabalho: “Esse suporte foi fundamental para a equipe escolar, pois enfrentamos muitas dificuldades com essa nova realidade pós-pandemia, muitas situações que foram trabalhadas no projeto, são situações que vivenciamos aqui e estamos sempre em busca da melhor solução”.

O Prefeito Diniz José Fernandes foi uma das autoridades presentes e elogiou as atividades desenvolvidas, reforçando a importância dessa soma de esforços pela educação de qualidade e de projetos como o “Educar e Prevenir nas Escolas”.

O projeto foi uma parceria entre a Administração Municipal, Conselho Tutelar e escola e já se prevê a sua continuidade no próximo ano, com algumas adaptações.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support