FUNDEB elege nova diretoria

Na sexta-feira, 30, foi realizada a eleição da nova diretoria do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de Jacuizinho. Na oportunidade, reuniram-se no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores os membros do Fundo, o Secretário de Educação, Alencar Borowski e os novos membros, nomeados em portaria.
Após o término da eleição, foi revelada como Presidente a professora Sidinéia Virgínia Barbosa e a vice-presidente, a servidora pública Lovaine Isabel Corrêa Da Silva. Sobre o processo, Sidinéia ressaltou a importância dos recursos oriundos do programa no desenvolvimento da educação do município: “É através desses recursos que é custeado o salário dos professores, o transporte escolar que os nossos alunos, principalmente do interior, necessitam para vir até a escola. Hoje o município está perdendo recursos devido a falta de alunos’.
O Fundeb é um Fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um total de vinte e sete Fundos), composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação.
Os recursos oriundos do Fundeb são distribuídos para o financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, levando-se em consideração os respectivos âmbitos de atuação prioritária. Nesse sentido, os municípios utilizarão os recursos provenientes do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio.
Na distribuição desses recursos será observado o número de matrículas nas escolas públicas e conveniadas apuradas no último Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support