• Home
  • Notícias
  • Jacuizinho garante royalties pela exploração de rio por hidrelétrica

Jacuizinho garante royalties pela exploração de rio por hidrelétrica

Condenação atinge a Aneel

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a pagar royalties ao município de Jacuizinho. A dívida se refere à exploração hídrica do rio Jacuí, decorrente da usina hidrelétrica Passo Real. A 3ª Turma do Tribunal negou o recurso impetrado pela Agência.

A ação foi ajuizada pela prefeitura, que já havia conseguido anular a resolução que excluía o município da lista de beneficiários. A procuradoria solicitou a compensação financeira pelo uso da água do município referente ao período compreendido entre julho de 2003 e dezembro de 2012.

A Aneel alegou não ter legitimidade para ser ré, uma vez que não é a detentora dos créditos relativos aos royalties. A Agência pediu, em um recurso também negado, o reconhecimento da prescrição das cobranças relativas a períodos anteriores a cinco anos do ajuizamento do processo.

Rádio Guaíba

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support