• Home
  • Notícias
  • LIRA: Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti é realizado em Jacuizinho

LIRA: Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti é realizado em Jacuizinho

Nos dias 19, 20, 21 e 22 de abril foi realizado o 1º Lira/2021, Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, no perímetro urbano, pelo motivo da Agente de Endemias estar de licença maternidade, o programa foi executado pelas Agentes Comunitárias de Saúde Susamara e Daniela, onde fizeram coletas de 5 amostras, sendo destas 3 positivas para o mosquito Aedes Aegypti.

O índice relativo é de 0,8%, com risco baixo, mais com o aumento das chuvas e umidade, há uma grande possibilidade de aumento desses mosquitos. Neste mês, acontecera o 2º Lira com a participação aa Agente de Endemias Ana Paula Lazzeri e as Agentes de Saúde Susamara e Daniela Moraes, onde realizarão um novo levantamento. Lembrando também que na ultima semana de cada mês, acontece o recolhimento de entulhos realizados pela Secretaria de obras do município.

O LIRA é o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti