• Home
  • Notícias
  • Nasce primeira terneira inseminada através do programa Dissemina em Jacuizinho

Nasce primeira terneira inseminada através do programa Dissemina em Jacuizinho

Na semana passada nasceu em Jacuizinho, a primeira fêmea do Programa Estadual de Incremento de Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina. A terneira, nasceu na propriedade de Ivo Gonçalves da Costa, na localidade de Rincão dos Costas, interior do Município. O parto ocorreu sábado, 20, por volta das 15h. A vaca raça holandesa, assistida pelo Médico Veterinário Simão Zanfonato, pariu normalmente sem ajuda de terceiros. A inseminação foi realizada por Zanfonato. O touro utilizado foi o Karl, da raça Gersey, pertencente ao banco de sêmen do Programa Dissemina. Foi utilizado apenas uma dose pois a vaca gestou na primeira inseminação.

O programa hoje atende a 93 propriedades cadastradas. Zanfonato lembra que o uso da Inseminação Artificial é uma ferramenta essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos.

O Dissemina tem como principal objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho gaúcho. Os pequenos produtores interessados em fazer parte do Dissemina devem procurar a secretaria de agricultura de Jacuizinho.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support