• Home
  • Notícias
  • Nasce primeira terneira inseminada através do programa Dissemina em Jacuizinho

Nasce primeira terneira inseminada através do programa Dissemina em Jacuizinho

Na semana passada nasceu em Jacuizinho, a primeira fêmea do Programa Estadual de Incremento de Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina. A terneira, nasceu na propriedade de Ivo Gonçalves da Costa, na localidade de Rincão dos Costas, interior do Município. O parto ocorreu sábado, 20, por volta das 15h. A vaca raça holandesa, assistida pelo Médico Veterinário Simão Zanfonato, pariu normalmente sem ajuda de terceiros. A inseminação foi realizada por Zanfonato. O touro utilizado foi o Karl, da raça Gersey, pertencente ao banco de sêmen do Programa Dissemina. Foi utilizado apenas uma dose pois a vaca gestou na primeira inseminação.

O programa hoje atende a 93 propriedades cadastradas. Zanfonato lembra que o uso da Inseminação Artificial é uma ferramenta essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos.

O Dissemina tem como principal objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho gaúcho. Os pequenos produtores interessados em fazer parte do Dissemina devem procurar a secretaria de agricultura de Jacuizinho.