• Home
  • Notícias
  • PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: Jacuizinho projeta adesão ao projeto

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES: Jacuizinho projeta adesão ao projeto

Na ultima terça-feira, dia 16, o prefeito municipal Volmir Capitaneo, acompanha da primeira dama e secretária de Assistência Social Dilene Neske e da Secretária de Saúde Maria Lourdes Kriese, estiveram na capital do estado, visando conhecer a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, para a implantação do programa no município de Jacuizinho.

Dilene Neske, explica que as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares, explica o prefeito Capitaneo, citando que além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

A Secretária de Saúde Maria Lourdes Kriese, comenta que o objetivo de implementar o programa em Jacuizinho é os tratamentos alternativos à medicina baseada em evidências na rede de saúde pública, através do Sistema Único de Saúde, onde beneficiará a população de Jacuizinho.

Vinicius Nunes, assessor da bancada do PL, participou da reunião.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support