PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: Secretárias realizam reunião para definir implantação no município

A Secretária Municipal de Assistência Social, Dilene Neske, e a secretária de Saúde Maria Lourdes Kriese, estiveram reunidas na última segunda-feira, 02, na capital do estado, com a coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Estadual da Saúde Márcia Jacobsen. A reunião teve como pauta, a implantação das práticas e acesso às Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Básica de Saúde no município de Jacuizinho.

A secretária Dilene, destaca que é um mais um desafio para as equipes da Secretaria da Assistência Social-CRAS e a da Saúde, que querem ofertar a população no nosso município, um método de implantação da Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Básica. O método envolve quatro fases sendo elas:

1. Definição do núcleo responsável pela implantação e sua solidificação;
  2. Análise situacional, com mapeamento de profissionais competentes já existentes no quadro;
  3. Regulação, organização do acesso e legitimação;
  4. Ciclo de implantação: Pactuação de planos locais, tutorias e atividades de educação.

A secretária de Saúde destaca que as fases são descritas, fundamentais e sucintamente discutidas com o público alvo.

A inserção das PICS por fim, prioriza a qualidade de vida e são utilizadas tanto para tratar as doenças, especialmente doenças crônicas, bem como atuam na prevenção de doenças, promoção e manutenção da Saúde, e se alinham com as diretrizes de saúde da OMS.

O primeiro passo foi realizado com a ajuda da Márcia Jacobsen, os demais serão realizados juntos com os profissionais da saúde, assistência social e o CRAS, educação, agricultura, Emater, cultura, esporte e Câmara de vereadores.

Dilene destaca que desde 2017, tem colocado como prioridade, o trabalhamos em conjunto que é feito por parte da Rede Municipal, notando-se a urgência de atender as pessoas com depressão, artrose, reumatismo, pulmonares, dores crônicas na forma de prevenção.

Primeiramente, tudo que novo assusta, dá trabalho, mas ha certeza que temos profissionais que são aptos ao programa. O mais importante, que podemos ocupar e realizar com ajuda de todos e quase sem ônus ao município, comenta a secretária e primeira dama Dilene Neske.

O prefeito Volmir Capitâneo, destaca que a implantação do programa é um grande trabalho a ser realizado em beneficio da população de Jacuizinho.