• Home
  • Notícias
  • Prefeito Diniz e vereadores participam da XXIV Marcha dos Prefeitos

Prefeito Diniz e vereadores participam da XXIV Marcha dos Prefeitos

Organizada pela CNM, a Marcha dos Prefeitos apresenta as reivindicações dos líderes municipais ao Executivo Federal e ao Legislativo.

O Prefeito Municipal de Jacuizinho, Diniz José Fernandes, acompanhado do Presidente da Câmara, Eliseu Tavares de Matos e dos vereadores Paulo César Oliveira da Silva, Carla Maria Bugs , Sidnei Rodrigues da Silva e Marisane Brandão, participaram da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nos dias 27 à 30 de março.

O evento foi oficialmente aberto, na terça-feira, 28, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e no decorrer da programação, contou com a participação de cerca de quinze ministros. Em seu discurso, Alckmin ressaltou que o diálogo entre União e governos estaduais e municipais deve ser constante e que o mesmo vai ser intensificado na nova gestão do presidente Lula. Para Alckmin, o século XXI é o século das cidades e elas são as verdadeiras protagonistas da execução das políticas públicas no país.

Com o tema “Pacto federativo: um olhar para o futuro”, a marcha deste ano teve foco em temas como a necessidade das reformas tributária, previdenciária, política e administrativa; e a responsabilidade fiscal para a criação de novos encargos aos municípios.

Segundo Diniz, o retorno dos prefeitos a Brasília na edição deste ano foi marcado pelo enfoque no pacto federativo, que mexe com a arrecadação de impostos e a distribuição entre os entes confederados: “Esse tema é uma ação importante de diálogo entre prefeitos e o Governo Federal para tirar dúvidas e apresentar demandas. Lutamos por um pacto federativo mais justo, sem aumento de impostos e que possibilite aos gestores locais oferecerem melhores serviços à população”.

Em coletiva de imprensa, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que mais de 10 mil gestores municipais participaram da mobilização deste ano e que a 24ª marcha já se consolida como a maior da história. Também, reclamou de medidas tomadas pelo governo federal que impactam nas contas dos municípios sem apresentarem formar de compensação, como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente nos combustíveis.

No último dia de Marcha, nesta quinta-feira, 30, os gestores municipais oficializaram suas reclamações, com a entrega de um documento com reivindicações e a mobilização foi encerrada ao meio dia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support