Prefeito relata principais acontecimentos de 2014

Tarso Genro visita obras em Jacuizinho durante a Expojac X-Romaria-Tradicionalista-do-Brasil-Jacuizinho-RS-mes outubroEXPOJAC 20142

“Um ano de muito trabalho e novas conquistas para Jacuizinho”, é assim que o prefeito Volmir Pedro Capitanio refere-se às atividades realizadas no ano de 2014, pela administração municipal. Novas obras, investimentos na saúde e na educação, política pública de atenção às crianças, capacitação de jovens e adultos e aceleração da economia foram alguns dos focos de trabalho, que apresentaram grande resultado.

Em abril Jacuizinho conseguiu mais uma vez mobilizar um grande número de pessoas e empresários de toda a região, quando realizou a 1ª EXPOJAC. Durante o evento o Governador do Estado Tarso Genro passou pelo município e visitou as obras do asfalto que na época estava em fase de conclusão, esteve nas instalações do CIEP, fez a entrega oficial de máquinas para a Prefeitura e discursou no palco principal. Segundo o Prefeito a Feira foi além do esperado pela organização.

Em junho a secretaria de educação realizou a 2ª Noite Cultural, com apresentações dos grupos culturais do município e talentos locais. Também foi realizada homenagem às tradicionais famílias que ajudaram na criação e desenvolvimento de Jacuizinho. Ainda foi lançado o livro “Nossa Comunidade tem história.”.

No mês seguinte, o ponto alto foi à realização da 2ª Festa do Colono e Motorista. Mais uma vez foi grande a mobilização das duas classes. O desfile contou com a participação de mais de 100 veículos entre caminhões e tratores.

Em agosto a atenção foi para o esporte. O campeonato de futsal Vildemar Rech lotou o ginásio de esportes João Malaquias Fiuza. Como em todas as outras edições, os torcedores incentivaram as equipes e mantiveram o respeito a atletas, árbitros e organização.

Já em setembro, o Projeto Roda de Chimarrão reuniu a comunidade no ginásio de esportes e no palco do parque de rodeios de CTG Sinuelo dos Pagos. Na oportunidade foi realizado o 1º Gaitaço de Jacuizinho com gaiteiros convidados pela secretaria da educação.

Ainda em setembro foi Inaugurado oficialmente o acesso asfáltico à Jacuizinho. Com extensão de 5,7 quilômetros, a obra que foi concluída em um ano e quatro meses, teve início em maio de 2013, e incluiu serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização. O valor do investimento é de R$ 5,2 milhões. Conforme Capitanio “A cidade de 16 anos, há 15 anos pedia este acesso. Nossa economia agradece, nossa população agradece, e toda a região agradece”.

O mês de outubro foi mais um dos marcantes para Jacuizinho com a realização da tradicional Romaria Tradicionalista do Brasil. Este ano Grupo Gilnei Bertussi e Os Bertussi animaram baile para quase 900 pessoas. Cerca de 100 cavaleiros percorreram um trajeto de 30 km.

Na Saúde os destaques foram para a realização das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”. Outro trabalho de sucesso é quanto aos atendimentos da médica cubana Ereni Maragoto Montesino.

A Assistencia Social continuou com a atenção ao grupo de Melhor Idade do município. O trabalho foi intenso nas oficinas de artesanato, aproveitamento integral de alimentos, edredom, derivados do leite e soja, panificação caseira, capa térmica, crochê, material reciclado e processamento de frutas e hortaliças.

A construção de casas pelo “Minha Casa Minha Vida” também foi uma das atividades da pasta em 2014.

Na secretaria de agricultura além dos trabalhos rotineiros, foi realizado o programa de Correção do Solo e destinada atenção à construção de redes de água no interior do município.

Já a secretaria de obras e serviços urbanos desenvolveu o reparo nas estradas do interior e da cidade.

O prefeito lembra que muito das obras realizadas no município durante o ano vão ficar fora dessa retrospectiva por não ter sido registradas ou por falta de espaço na publicação. Destacou que 2015 será o grande ano de sua administração, já que projetos de infraestrutura estão em fase de conclusão e outros iniciando. Capitanio agradeceu servidores e colaboradores e desejou um feliz natal e próspero 2015 a todos.

Elion Prates da Silva
Assessoria de Imprensa
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support