PREVENÇÃO: Prefeito Volmir adere ao uso de máscaras do Projeto Voluntário da Assistência Social e CRAS.

Para proteger você e sua família, a Assistência Social e o CRAS, começou  distribuir máscaras de tecido. O Prefeito Municipal Volmir Pedro Capitanio e alguns funcionários receberam um kit de máscara,  que auxiliará na prevenção da doença, no nosso Município.

Os funcionários tem a opção de receber duas máscaras de tecido, do projeto voluntário ou usar as máscaras  compradas pela administração.

Desde o início da pandemia provocada pelo Coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras, devido a está  preocupação, surgiu este Projeto Voluntário de doação de máscaras. Objetivo é distribuir máscaras de tecidos ,para quem está trabalhando diariamente,  ao nosso público usuário da Assistência Social e CRAS.

A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Agora, o Ministério da Saúde do Brasil vai lançar uma campanha digital pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano.

Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do Coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que confeccionadase higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, completou Mandetta.

O Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa. Você que está em casa, confeccione  sua máscara , ou faça  algo grande, um ato de amor ao próximo, enquanto estiver vivo, costure muitas máscaras,  higienize com água e sabão ou deixe de molho na água sanitário,  passe com o ferro quente, coloque num saquinho ,faça um varal ,na frente de sua casa, pendure estes saquinhos no varal. Tenho certeza que você estará salvando muitas vidas.

Está é mais umas das muitas ideias, que passo pra você .

Faça sua parte, é simples, e você nem vai ver o tempo passar, e quando a pandemia terminar, será mais um (a) que contribui para extinguir o CORONAVIRUS- Covid 19, em 2020.

Fique em casa!!