• Home
  • Notícias
  • Reunião da Ascamaja fez parte da programação de aniversário de Jacuizinho

Reunião da Ascamaja fez parte da programação de aniversário de Jacuizinho

A programação que comemora os 27 anos de Jacuizinho, também contemplou, na noite de sexta-feira, 14, a reunião solene mensal da ASCAMAJA. O evento aconteceu junto ao Salão Paroquial e foi a primeira participação do novo Presidente, Matheus Xavier Do Amaral que é vereador no município de Cruz Alta.

Entre as autoridades presentes estava o Vice Prefeito, Aroldo Moraes, os Secretários de Agricultura Alencar Teleken e Assistência Social, Joserino Demétrio, o Presidente da Câmara de Vereadores Eliseu Tavares De Matos e demais vereadores do Legislativo que recepcionaram os participantes. Entre as principais pautas da noite esteve a estiagem e a segurança nas escolas.

A primeira moção e a pauta mais comentada e defendida na sessão foi a questão da estiagem e uma reunião com o Vice-Governador do Estado, Gabriel Souza, já está agendada para o dia 26 de abril, em Porto Alegre. No ato, o Presidente Matheus estará representando a associação dos vereadores do Alto Jacuí, junto aos demais vereadores de cada município, com este e outros assuntos que fizeram parte das pautas do encontro.

O Presidente do Legislativo de Jacuizinho, vereador Eliseu De Matos falou sobre a reunião: “Esse encontro é um momento importante para, além de comemorarmos o aniversário de Jacuizinho, sediar um evento que soma forças e busca alternativas para amenizar, principalmente a questão da seca. Apresentei hoje uma moção pedindo a prorrogação do PROAGRO de 3 anos para 4 e também, a prorrogação dos financiamentos dos investimentos ou um rebate de 35% aos agricultores que tiverem condições de pagar este ano e uma linha de crédito para subsidiá-los durante este ano”.

O ex-Prefeito e vereador do município de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues (Nico), foi nomeado membro Presidente da Comissão de Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos e refletiu sobre a pauta de segurança nas escolas: “Hoje com essa insegurança nas escolas, nós temos que buscar junto ao governador formas de manter a tranquilidade do nosso povo, dos pais, em poder deixar suas crianças na escola e hoje a gente vê a internet sendo usada para o mau. Então, temos que nos unir as pessoas do bem, para que tenhamos as crianças na escola com segurança”.

Na oportunidade, os ex-presidentes das Câmara de Vereadores no ano de 2022 foram homenageados e receberam o certificado de “Boas Práticas na Gestão Pública”. A próxima reunião da ASCAMAJA está marcada para o dia 14 de maio, em Pejuçara, numa união de forças políticas para obter mais resultados para toda associação.  Também, acontece de 25 a 28 de abril, em Brasília/DF, a XXII Marcha dos Legislativos Municipais e Gestões Públicas, onde o Legislativo municipal estará presente e a ASCAMAJA será representada pelo Vice-Presidente e vereador de Campos Borges, Dioni Ribeiro.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support