• Home
  • Notícias
  • Vice Aroldo participou da Confederação Nacional de Municípios em Brasília

Vice Aroldo participou da Confederação Nacional de Municípios em Brasília

O Vice-Prefeito de Jacuizinho, Aroldo Schmitt De Moraes participou, juntamente com o Presidente do Legislativo Eliseu Tavares De Matos, nos dias 15 e 16 de agosto, da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que apresentou, durante a programação da Mobilização, pontos da Reforma Tributária (PEC 45/2019) que precisam ser ajustados no texto que tramita no Senado Federal.
A entidade sugere, por exemplo, emendas com ajustes da divisão da receita do futuro IBS, imposto que, pela proposta, englobará o ISS (municipal) e o ICMS (estadual). As demandas foram entregues ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e serão debatidas junto ao relator do texto, Eduardo Braga (MDB-AM), em reunião a ser agendada.
Também foram apresentadas estimativas feitas com base em dados do Ipea que apontam que apenas 128 municípios teriam potencial de perda com a Reforma Tributária, o que foi solucionado com o seguro-receita que a entidade conquistou na Câmara. Quanto ao Fundo de Desenvolvimento Regional inserido na proposta, a entidade pleiteia que a União transfira 25% diretamente aos Municípios, sem intermédio dos Estados na cota municipal.
Para não prejudicar a receita dos Municípios, a CNM também destaca que é preciso retirar da PEC a possibilidade de governo estaduais destinarem parte da sua receita do IBS para fundo de combate à pobreza, sem que essa parcela entre no cálculo da cota-parte de 25% dos Municípios.
Aroldo ainda cumpriu agenda junto aos gabinetes do Deputado Federal Maurício Marcon – PODE, Deputado Federal Luciano Azeredo – PSD, Deputado Federal Giovani Cherini – PL, Senador Luiz Carlos Heinze e junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Segundo Aroldo, a oportunidade foi um momento importante de união em prol do que é melhor para cada gestão, porém salientou que voltou preocupado com o futuro dos municípios, em meio as constantes mudanças e o cenário em que se encontram.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support